25 de maio de 2012

Dan Brown e sua previsibilidade



Um dos escritores que me despertou o amor pela literatura, não tenho vergonha de dizer, foi Dan Brown. Li, ou melhor, devorei os cinco livros dele, todos se transformaram em Best Sellers. Sua literatura é fácil, simples e com mistérios em cada capítulo.
Dan Brown  é um escritor norte-americano. Sua obra de maior sucesso foi O Código Da Vinci. Brown conquistou um enorme destaque nos últimos tempos, seus livros venderam milhões de cópias, sendo publicados em mais de 50 idiomas. O tema central de três, dos cinco livros, são mistérios religiosos, os outros dois também envolvem o leitor em sua trama misteriosa.

Dan Brown, escritor norte-americano

Seus romances abordam temas polêmicos, como religião, seitas, irmandades e até mesmo política. Dan Brown já publicou cinco livros, foram eles: Fortaleza Digital (1998), Anjos e Demônios (2000), Ponto de Impacto (2001), O Código Da Vinci (2003) e O Símbolo Perdido (2009). Duas obras já foram adaptadas para o cinema, em 2006 foi O Código da Vinci e em 2009 Anjos e Demônios foi para as telas. A previsão é de que O Símbolo Perdido, último filme da trilogia, que tem como personagem principal o professor Robert Langdon, seja lançado em 2013.

As cinco obras de Dan Brown

Para mim Dan Brown despertou o meu amor pela literatuda, mas cheguei ao 5° livro dele, O Símbolo Perdido, já prevendo muita coisa que iria ocorrer na história, não que isso tenha tirado o prazer da leitura.
Seu livros sempre contam com o personagem inteligente, bonito e, de uma estranha forma, sedutor, que luta contra enormes desafios para mostrar a todos que vai sair de cabeça erguida e vitorioso de toda a história. Uma coisa que sempre acontece é a mocinha linda que aparece na trama, enfrenta mil e uma aventuras com o mocinho e no final os dois tem uma noite de amor. Sem esquecer de que as instituições religiosas, ou políticas, planejam continuar escondendo seus segredos milenares, mesmo que para isso precisem matar, quase ia me esquecendo dessa parte, Brown mata muita gente, mas muita mesmo, você vira a página e matou, vira mais uma, matou mais um, etc.
Não quero me alongar muito, para não dar spoiler às pessoas que por aqui passam a vista e depois vão me culpar por eu dizer que no final o segredo nunca é revelado para o público, ele sempre fica nos bastidores, após algumas concessões.
Por fim, pra quem quer iniciar o amor pela leitura Dan Brown é ótimo, você acaba de ler um capítulo e já fica louco para ler a continuação da cena, só que ela só aparece daqui a dois capítulos, mas aí você vai ler esses dois capítulos e vai ficar louco para ler as continuações deles, quando você percebe não consegue mais largar o livro.
Dan Brown, agora, para mim é previsível, mas acertou a fórmula de nos deixar surpresos e curiosos, mesmo ‘já tendo assistido o filme com outros atores’. Muito obrigado Dan Brown, por despertar o amor pela literatura em mim.

0 comentários:

Postar um comentário